INFORMÁTICA (ÚTIL)

Um serviço de suporte - Ferramentas PRÁTICAS para optimização de tempo e equipamentos: desktop, mobile. Os serviçosResultados

A BASE

Sou um hard user de Windows, Office, e do ecossistema que os rodeia (softwares, aplicações, funcionalidades, etc.), adquirindo, por essa via, muito conhecimento útil à optimização do meu trabalho.

Sempre partilhei este conhecimento de forma gratuita no contexto da ajuda aos clientes, em modo “ensinar” mas também em modo disponibilizar ferramentas que resolvem problemas.

A EVOLUÇÃO

As minhas partilhas ajudaram a simplificar processos de decisão e de operacionalização, e facilitaram trabalho que doutra forma estaria dificultado (ou não aconteceria, ou teria demorado muito mais tempo, ou teria sido mais caro).

Os clientes foram mostrando satisfação com as melhorias que fui ajudando a desenvolver. Clientes de há 10 anos ainda utilizam ficheiros, aplicações, truques e ferramentas que com eles fui partilhando.

A CONSEQUÊNCIA (ESTE SERVIÇO)

Venho recebendo solicitações de clientes de Qualidade e Marketing para serviços nesta área:

  • Acções de formação e workshops
  • Desenvolvimento de aplicações específicas (em Excel e/ou Access)
  • Apoio geral no contexto da IOU (Informática na Óptica do Utilizador).

Um serviço independente, vocacionado para complementar as intervenções em Qualidade e Marketing.

Workshops – Tutoria Individual – Formação – Consultoria

O QUE EU FAÇO

Indicação de soluções gratuitas para optimização da utilização informática;

Partilha de reportório extenso de técnicas, truques, atalhos simples e eficazes de utilização de Microsoft Windows e Office (Excel, Word, Outlook);

Desenvolvimento de aplicações simples mas eficazes para fins específicos (registo, tratamento de dados, reporte, apresentação) – situação aplicável a grande parte das actividades duma empresa/ organização;

Ensino de técnicas de resolução de problemas comuns no contexto Windows (ultrapassar internamente problemas que estão na dependência de ajudas externas e que por esse facto são geradores de atrasos e maior perturbação).

 

E para reforçar a autonomia dos clientes/ utilizadores:


Desenvolvimento de rotinas de segurança suportadas em aplicações gratuitas;

Configuração de clientes de email (pagos e/ ou gratuitos), incluindo sincronização multidispositivos (computador, portátil, smartphone) de correio, calendário, notas, e tarefas;

Apoio na decisão de compra (Reparar ou comprar? Precisa de comprar topo de gama ou uma solução média? Que solução se integra melhor com outros recursos de que dispõe?);

Apoio/ assistência em todos os serviços enunciados acima. (lista não fechada).

RESULTADOS

Dificuldades que ajudo a ultrapassar. Resultados observáveis após intervenção.

DIFICULDADES

Temos muitos problemas (informáticos) que achamos que são simples mas que não sabemos resolver (programas que deixam de funcionar, alertas que não compreendemos, atualizações que não conseguimos fazer…).

Estou dependente de empresas externas (de informática) para me desbloquearem coisas básicas (em que espero uma semana para me resolverem o problema em 5 minutos).

Não tenho uma lista de soluções rápidas para problemas comuns…

Continuo a trabalhar dados de forma manual (os custos de desenvolvimento dum produto, a avaliação de fornecedores, a satisfação de clientes, os movimentos de stocks, as despesas de combustível, …), porque a única alternativa é comprar mais um módulo da solução de gestão integrada (e isso muitas vezes, além do custo, gera problemas de compatibilidade).

Gasto dinheiro no Microsoft Office e depois uso-o só pra escrever umas cartas…

Não me habituo a fazer os backups, porque o método que conheço é pesado e demorado…

As ferramentas que conheço não são expeditas… Por exemplo, quando quero mostrar um projeto ao cliente tenho que lhe mostrar os desenhos mas para isso tenho que os digitalizar e depois carregar para email… isto demora muito e depois ainda tenho que aguardar que ele os descarregue e mos devolva editados…

Não consigo agendar compromissos porque ou esqueço de anotar ou, então, só tenho esse controlo no computador… (será que consigo ter tudo sincronizado em tempo real?… – o computador, o telemóvel, o tablet…).

Queria saber mais, ter mais soluções, mas não tenho tempo/ não posso/ não quero inscrever-me em formações (genéricas).

RESULTADOS

Computadores otimizados (conhecimento das ferramentas e aplicações). Aplicações Microsoft otimizadas (fazer uso das imensas funcionalidades que disponibilizam e que, muitas vezes, são desconhecidas e desaproveitadas).

Soluções simples e gratuitas para a maior parte das necessidades de utilização informática.

Aplicações à medida altamente focadas, simples, compreensíveis (folhas de cálculo, bases de dados), para automatização de atividades, recolha e tratamento de informação, e apresentação de resultados.

Redução da dependência de serviços externos.

Maior autonomia – saber resolver, saber lidar com problemas, saber até mesmo escolher e comprar hardware e software.

Integração e sincronização entre dispositivos (computador, portátil, smartphone; email, calendário, notas, contactos).

Segurança informática melhorada (sem esforço).

Acesso à informação do sistema/ negócio drasticamente acelerado.

Tarefas “manuais” reduzidas e em muitos casos eliminadas.

TESTEMUNHOS

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